Posicionamento da SBED contra
a proibição irrestrita da importação e utilização do fenol
A Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) posiciona-se firmemente contra
a proibição irrestrita da importação e utilização do fenol na concentração de 7 a
10%, conforme estabelecido pela Resolução-RE 2384 de 24 de junho de 2024.
Esta medida, se implementada sem considerar os aspectos terapêuticos
essenciais, pode ter sérias consequências para os pacientes com câncer que
dependem desse tratamento para o alívio da dor intensa. Aqui estão os principais
pontos de preocupação da SBED...
Veja o texto na íntegra
|
Fibromialgia: Causas, sintomas e dicas para aliviar a dor
Não há cura para a fibromialgia, uma doença que provoca dor crônica e baixo consumo de energia. No entanto, há maneiras de tratar a dor da fibromialgia e aumentar o seu nível de energia.
|
Você lê ou não a bula?
A maioria das pessoas que começam a tomar algum remédio do “tipo novidade” procuram informações na bula, óbvio. A bula dos remédios é tipo um manual de instruções que mostra tudo a respeito daquele medicamento, composição química, doses, prós e contras de usar. Mas, não te ensina a usar (que é o papel de quem prescreveu).
|
Você sabe o que é Tendinopatia patelar?
A tendinite patelar, também conhecida como “Joelho do Saltador”, é um tipo de lesão que, geralmente, afeta os atletas envolvidos em esportes de salto e de arremesso, como o vôlei, basquete ou o futebol, que exigem movimentos mais bruscos.
|
A higiene postural é fundamental na hora de evitar dores nas costas. Confira as dicas!
A dor na coluna é um incômodo muito comum na sociedade moderna, quase sempre derivada do estilo de vida sedentário e da adoção de outros maus costumes que prejudicam esta parte do corpo.
|
Entenda as causas da dor e como evitá-las
Provavelmente, você já sentiu em algum momento da vida aquelas dolorosas e inesperadas contrações musculares involuntárias conhecidas como câimbras. Segundo o anestesista Eduardo Rauen, membro da SBED, pelo menos 95% das pessoas vai experimentar esta sensação algum dia na vida.
|
Especialistas dão dicas de prevenção e tratamentos para doenças na espinha dorsal
Durante mais de duas décadas, Luciana Póvoa, de 45 anos, sofreu diariamente com intensas enxaquecas. No auge de uma das crises, ficou três dias trancada no quarto com dores de cabeça. A paulistana, que atua como controller (profissional que desenvolve estratégias financeiras) fez diversos exames ao longo desse período, mas só no final do ano passado recebeu o diagnóstico de cervicalgia, enfermidade que atinge a coluna na altura do pescoço.
|
A SBED apoia essa campanha de conscientização. Confira a matéria!
No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e visando a diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta, acontece mundialmente o movimento Novembro Azul, iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
|
Dra Telma Zakka, coordenadora do Comitê de Dor Urogenital da SBED, fala sobre o tema.
Criado nos EUA na década de 1990, o movimento Outubro Rosa faz, todos os anos, uma intensa campanha de prevenção contra o câncer de mama. Uma campanha que mobiliza o mundo todo disseminando informações sobre o tema. E a SBED abraça essa campanha!
|
Veja a matéria elaborada pelo especialista em Medicina Esportiva, Dr. Alexandre Paiva
O Ano Mundial Contra a Dor nas Articulações foi lançado oficialmente no Brasil em um período peculiar para o nosso país – o Ano Olímpico. Sabemos que a maior causa de dor articular são as artrites, onde a osteoartrite é a forma mais comum de artrite, mais frequente entre os idosos do que qualquer outra doença. Qual seria a relação entre o Ano Mundial contra a dor Articular e o Ano Olímpico?
|
A síndrome facetária é uma doença causada por artrose da coluna vertebral
A artrose da Articulação facetária (dor facetária) é uma das causas comuns de dores na parte inferior das costas e no pescoço em adultos. Veja a matéria completa e saiba mais!
|
10 de setembro. Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio
Notícias recentes acerca de casos de suicídio tem sido frequentes e para alguns a primeira explicação que vem à mente é a de que a crise econômica seria a responsável pela crescente ocorrência. A SBED apóia essa campanha, confira a matéria elaborada pela nossa diretora administrativa!
|
Confira os alimentos que causam essa dor e as dicas para evitá-la!
Apesar das dores articulares sempre serem causadas por alguma condição, como a artrite, a bursite ou a osteoporose, alguns hábitos podem piorar essas sensações, as quais são capazes de atrapalhar a rotina de quem sofre desse mal.
|
Coordenadora do Comitê de Dor Urogenital da SBED, Dra. Telma Zakka fala sobre o assunto.
Dor vulvar é uma síndrome disfuncional e multifatorial que compreende dor, disfunção emocional e sexual. Seu tratamento é complexo devido à dificuldade diagnóstica e sua associação com quadros de dor disfuncional. Não existe um modelo conceitual para auxiliar no diagnóstico e tratamento, por isso é necessário avaliar os sintomas individualmente, sua relação com os músculos do assoalho pélvico, com mecanismos dolorosos ou com aspectos emocionais.
|
Segundo o Instituto Nacional de Saúde norte-americano, 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem de dor crônica. Isso custa cerca de 80 bilhões de dólares anuais com cuidados hospitalares e perdas de dias de trabalho. Em entrevista para o rograma Identidade Geral exibido pela TV Novo Tempo, um dos maiores especialistas do país sobre a mensuração da dor e membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, o professor de Psicobiologia da USP José Aparecido da Silva explica como a dor pode interferir na vida de uma pessoa. Assista o vídeo!
|
Confira o artigo elaborado pela nossa diretora administrativa, Dra. Dirce Perissinotti
Lendo o texto escrito por Leandro karnal no último domingo, 31 07 2016, em O Estado de São Paulo, intitulado “Lembrar e esquecer ou a vida entre Dory e Funes” me fez pensar sobre que a dor ao se cronificar também é um problema de memória, ou seja, o lembrar e o esquecer a dor.
|
Cólica prolongada e + 4 sintomas de dismenorreia secundária: o que é o problema?
Muitas mulheres convivem mensalmente com as cólicas menstruais, um prenúncio da chegada do sangramento da menstruação. Chamadas de dismenorreia pelos especialistas, elas podem ser apenas um reflexo do trabalho uterino para expulsar o endométrio, mas há casos em que elas escondem problemas mais sérios do sistema reprodutivo feminino.
|
Presidente da SBED fala sobre o assunto.
A dor é completamente democrática. Pode atingir tantos os idosos quanto os jovens e crianças. Quando é aguda, ela é um sinal de alerta, diz que alguma coisa não vai bem no organismo. Quando se torna crônica, então é doença.
|
Dor no cotovelo: Você sabe o que é Epicondilite Medial?
A epicondilite medial, também conhecida como cotovelo do golfista, é um tipo de dor bastante comum do cotovelo. Saiba mais sobre ela, suas causas, e como tratar.
|
Câimbras não escolhem faixa etária ou gênero para incomodar.
Segundo o Dr. Eduardo Rauen, membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), pelo menos 95% das pessoas experimentarão esta sensação dolorosa em algum momento de sua vida.
|
A cefaleia cervicogênica é muito mais comum do que parece...
Muitas pessoas apresentam o problema, mas não sabem que se trata de uma cefaleia específica, com sintomas e tratamentos próprios. Por isso, esses pacientes acabam sofrendo com a doença mais tempo do que é necessário.
|
Saiba tudo sobre enxaqueca crônica e como se livrar dela!
Poucas pessoas sabem, mas existem mais de 150 tipos de dor de cabeça (cefaleia)¹. Entre elas está a enxaqueca, caracterizada por dor de cabeça latejante em apenas um lado da cabeça. Dependendo da intensidade da crise, a pessoa pode ficar impossibilitada de realizar suas atividades habituais e, na fase crítica, desenvolver sintomas como intolerância à luz, aos ruídos e a odores, além de náusea e vômito.
|
Enxaqueca? Confira os mitos e verdades dessa dor!
Conheça alguns mitos e verdades relacionados à dor de cabeça e à enxaqueca que podem gerar dúvidas e te impedir de viver os bons momentos.
|
Confira a matéria elaborada pela especialista em dor, Dra. Fabíola Minson
Associadas a problemas no funcionamento do sistema nervoso, as dores neuropáticas podem surgir depois de lesões, doenças infecciosas ou cirurgias. Por isso, é importante estar atento aos seus sintomas.
|
Entenda porque, nesta época do ano, os incômodos são mais comuns e saiba como se prevenir
Com as baixas temperaturas do inverno, as pessoas mudam os hábitos diários e acabam se movimentando menos, o que desacelera o metabolismo. Essa inatividade pode causar dores musculares agudas, com maior frequência. Pesquisas mostram que a incidência de dores musculares aumenta em até 20% nesta época do ano.
|
Musculatura sensível à hormônios como o cortisol pode ser facilmente afetada
Existe uma forte conexão entre o estresse e as dores nas costas. O estresse causa a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor, como o cortisol e o adrenocorticotrópico (ACTH). Saiba mais!
|
O que é Bursite?
Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição.
|
As vezes, uma simples dor na perna pode significar muito mais...
Canelite é uma inflamação que acomete o osso da tíbia e muitas vezes está ligada à corrida e às práticas esportivas com traumas repetitivos.
|
Você já se perguntou sobre isso?
Parece uma pergunta fácil de ser respondida, pois as pessoas sentem dores no corpo. Há quem diga que a dor vem lá do fundo, lá de dentro ou da alma. Porém, não se engane. A ciência aposta suas fichas naquele que manda em tudo no corpo humano, o cérebro.
|
A Fascite Plantar é uma das maiores responsáveis por dor no pé.
Sabe quando você está andando e ao virar o pé, durante a caminhada, sente aquela fisgada, aquela dor na planta do pé? Se já passou por isso, provavelmente estava com Fascite Plantar. A Fascite (ou Fasceite) Plantar é uma das patologias mais comuns que acometem o pé. Aprenda mais sobre suas causas e tratamentos.
|
Segundo pesquisa, 89% dos doentes relatam sofrer com o problema.
Levantamento realizado com 344 pacientes de câncer de todo o Brasil constatou que a dor crônica afeta a disposição de 89% dos pacientes da doença, fazendo com que eles passem mais tempo em casa. Segundo o Ministério da Saúde, de 50% a 70% dos pacientes com câncer sofrem do problema e para mais de um terço deles, a dor é de alta intensidade. Veja a matéria completa!
|
Tem dores e não sabe por quê?
A termografia pode detectar a causa Nova geração de testes vêm revolucionando a maneira de descobrir doenças. Confira!
|
Conheça 7 sinais de gravidade
Praticamente todo mundo tem, hora ou outra, uma dorzinha chata de cabeça. Alguns procuram descansar, outros procuram um remédio para aliviar o sintoma, enfim, deve ser o stress, uma enxaqueca, fome, nada grave, certo? Nem sempre! Veja a matéria e conheça os 7 sinais de gravidade.
|
O que é Hérnia de disco?
A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
|
O que é Lombalgia?
A lombalgia acontece quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos".
|
Sua dor é de origem genética?
Desde a antiguidade é sabido que características de organismos são preservadas através de sucessivas gerações. Dentre as espécies características variáveis como altura a cores dos olhos evidência que os filhos “puxam” seus pais, para deleite de um ou ambos os progenitores. Isto é hereditariedade.
|
Indicação do uso de termoterapia pelo frio ou calor
Uma grande dúvida dentro das modalidades físicas é saber quando vale a pena indicar o uso de termoterapia pelo frio ou calor para trazer alívio da dor. Consenso? Zero. Fácil? Zero.
|
Praticar exercícios e reconhecer seus limites ajuda a aliviar os sintomas
Caracterizada por uma dor intensa que se espalha pelo corpo, partindo principalmente do tecido mole da nuca, ombros, tórax, região lombar, quadris, canelas, cotovelos e joelhos, a fibromialgia tem com principais complicações da doença fadiga, depressão e distúrbios do sono. A doença pode ser controlada com algumas medidas e mudanças no estilo de vida. Confira as dicas dos especialistas e veja como amenizar as dores e conviver melhor com a fibromialgia!
|
Você sabe o que é Causalgia?
Dor severa que acomete uma extremidade do corpo. Caracteriza-se por edema (inchaço), aumento da sensibilidade ao frio e ao toque, sudorese, alteração de coloração e diminuição da capacidade de movimento.
|
Dor Articular e Atividade Física
Uma atividade simples e cotidiana como vestir as meias, amarrar o sapato ou abrir um pote, pode ser um grande desafio para quem tem dor articular nas mãos. Subir escadas, sentar, levantar ou tomar banho, também podem virar um sacrifício para o portador de dores articulares. Confira o vídeo com os exercícios!
|
5 dicas práticas que poderão mudar sua vida!
Certamente isso já te ocorreu alguma vez, levantar-se pela manhã cansado(a) como se tivesse feito um grande esforço pela noite, é difícil movimentar as mãos e, ao subir as escadas, sente pontadas nos joelhos. Como podemos aliviar a insuportável dor nas articulações? Vamos dar algumas dicas em seguida para que você aplique em seu dia a dia. Confira!
|
Especialistas apontam mitos e verdades desse sintoma das doenças reumáticas.
Primeira correção: o reumatismo não é uma doença. "Dizer que alguém sofre de reumatismo é o mesmo que falar que uma pessoa está com problema de vista. Existem inúmeros tipos de doenças reumáticas e a característica comum entre todas elas é a dor músculo esquelética", explica o reumatologista Geraldo Castelar.
|
Dor de cabeça e dor nas costas poderiam ser evitadas com cuidados simples
Dor nas costas, enxaqueca, incômodo nas articulações não representam nada demais, desde que apareçam de vez em quando e não atrapalhem a sua rotina. O caso é diferente daquele de quem sofre com problemas assim diariamente e não buscam ajuda, um perfil que já alcança 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
|
O que é endometriose?
Endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.Essa formação de tecido ectópico normalmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na delicada membrana que reveste a pélvis.
|
Saiba mais sobre dor na criança
A dor não escolhe idade, sexo ou raça. Até algum tempo atrás, os próprios médicos acreditavam que as crianças não eram capazes de sentir dor, no entanto estudos mais recentes tem demonstrado que, desde o nascimento já temos o desenvolvimento neurológico suficiente para sentirmos dor, mesmo se prematuros.
|
O que é fibromialgia?
Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.
|
Alguns tipos de dor atingem somente as mulheres. Outros são mais comuns entre elas que entre eles. Entenda por que é importante falar sobre a dor nas mulheres.
|
The more mentally unhealthy the osteoarthritic patient, the more painful the arthritis and the flares of that arthritis; so say the results of a study published in the July, 2010 issue of the journal, "Osteoarthritis and Cartilage".
|
Um vídeo para explicar por que a dor crônica dói tanto.
O pediatra e anestesista Elliot Krane mostra, de um modo simples e acessível, o que todo paciente com dor crônica sempre tenta explicar às outras pessoas: por que a dor crônica dói tanto.
|
Você sabe quais são as piores posições para dormir?
Pois é! Até com isso devemos nos preocupar, já que uma boa noite de sono melhora a saúde do corpo, mente e aumenta o senso de humor.
|
O que é chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
|
Confira as posturas mais eficazes no combate à dor nas costas!
Praticar yoga não é simplesmente alongar o corpo e aprender a relaxar. Os asanas ou posturas de yoga permitem atingir uma consciência maior do corpo e entender melhor a razão das dores e sofrimentos que sentimos no dia a dia.
|
O que é Dor ao engolir?
Dor ao engolir é um sintoma que geralmente indica um problema na garganta ou esôfago. Muitas condições podem deixar você com dor ao engolir – algumas delas são leves, outras graves. Se você sente dor ao engolir uma ou duas vezes, provavelmente não é nenhum problema sério. Mas se você tem dor para engolir regularmente, o melhor é buscar ajuda médica.
|
Alimentos podem ajudar a prevenir dores musculares, enxaquecas e até dores de estômago
Alguns alimentos possuem propriedades que ajudam a evitar as dores.
Nozes, castanhas e o fruto do guaraná, por exemplo, apresentam
substâncias que reduzem o "enferrujamento celular", porque combatem a
ação dos radicais livres no organismo.
|
Confira passo a passo de exercícios que podem ser feitos em casa
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas enfrentarão dor nas costas ao menos uma vez na vida. A má postura no dia-a-dia e o excesso de tempo gasto na frente do computador, além do uso de bolsas pesadas e calçados inapropriados, podem causar danos ao corpo, principalmente para sua base estrutural: a coluna.
|
O que é Dor na relação sexual?
A dor na relação sexual pode ter muitas causas, desde fisiológicas até psicológicas. Também chamada de dispareunia, a dor na relação sexual pode acometer o sexo masculino e feminino, sendo mais comum no segundo caso.
|
Confira as dores mais comuns na gravidez
A gravidez muda o corpo como um todo, isso é um fato! E o normal é que ela reclame um pouco durante todo esse processo, causando algumas dores específicas e normais, que algumas mulheres podem ou não apresentar.
|
O que é Dor na mama?
Também chamada de mastalgia, a dor e sensibilidade na mama pode ir e vir
com a menstruação (cíclicas) ou pode não seguir qualquer padrão
(não-cíclicas).
|
O que é Dor de ouvido?
Dor de ouvido é mais comum em crianças do que em adultos. A dor de ouvido pode ser constante ou pode ir e vir. Ele pode surgir como uma sensação de queimação, uma dor afiada ou maçante. A dor de ouvido pode afetar ambas as orelhas de uma vez ou apenas um ouvido.
|
O que é dor de cabeça?
Dor de cabeça é a dor em qualquer região da cabeça. As dores de cabeça
podem ocorrer em um ou em ambos os lados da cabeça, serem isoladas em
determinada localização, irradiarem pela cabeça de um ponto ou a outro,
serem latejantes ou uma sensação de dor surda. As dores de cabeça podem
aparecer gradualmente ou de repente, e podem durar menos de uma hora ou
durante vários dias.
|
Aprenda sobre dor nas costas de origem mecânica, incluindo causas típicas e sintomas comuns
O tipo mais comum de dor nas costas é a de origem mecânica. Pessoas com este tipo de dor frequentemente a descrevem como "latejante" ou "dolorosa". Elas também podem achar que sua dor piora com movimento e melhora com repouso.
|
O que é Dor nas articulações?
A dor nas articulações, também chamada de dor articular, é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo. Dor nas articulações pode ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser grave o suficiente para limitar o movimento. As pessoas também costumam descrever a dor nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez.
|
|
A dor nos olhos é uma sensação dolorosa na região dos olhos, seja apenas na superfície, no interior das estruturas internas do globo ocular ou, ainda, na região que circunda os olhos. A dor nos olhos pode ser descrita de diversas formas.
|
|
|