Editorial
“Uma andorinha sozinha não faz verão”
Estive à frente do Jornal dos Comitês desde seu projeto e primeira edição em 2017 até o fechamento deste sétimo ano. Estive na liderança, mas nunca estive só. Idealizamos o projeto na gestão da diretoria de 2016-2017 com o presidente Dr. Irimar de Paula Posso. Inicialmente planejado para ser uma revista digital de divulgação científica, o sucesso do material produzido pelos comitês motivou sua impressão física, apenas o primeiro número foi exclusivamente digital. ao final da gestão do Dr. Eduardo Grossman (2018-2019) iniciamos o processo para registro no ISSN, este registo foi incentivado pelos autores e membros dos comitês, especialmente o Dr. José Aparecido da Silva. Em 2020, na gestão liderada pelo presidente Dr. Paulo Renato Barreiros da Fonsceca, o Jornal dos comitês foi registrado no ISSN e passou a publicar os artigos com o registro DOI. Mais um investimento direto da SBED pela produção e divulgação científica. Concluo minha atuação na liderança do Jornal dos Comitê, junto a gestão do Dr. José Oswaldo de Oliveira Júnior. Gostaria de registrar duas “andorinhas” a ex-secretária Vanessa Lopes que ajudou na “decolagem” do Jornal dos Comitês em 2017, e a Vanessa Souza que conduz esse “vôo” com muita cautela, cuidado e profissionalismo. Ao longo desses sete anos, foram quase 400 artigos de divulgação científica publicados em formato impresso e digital. Trinta e um comitês de dor da SBED produziram ao menos um artigo ao longo destes 7 anos.
Como andorinhas voam em bando, aproveito este editorial para dar destaque aos comitês mais presentes ao longo destes 28 números (7 volumes). Os comitês de dor no IDOSO, UROGENITAL, OROFACIAL e PICs estiveram presentes com 24 artigos publicados no período, estiveram presente em 86% das publicações. Em nosso rank de destaque e agradecimento os comitês de cefaleia (23 artigos), movimento (23 artigos), pesquisa básica (22 artigos), veterinária (21 artigos), ligas acadêmicas (19 artigos) e educação (19 artigos), Oncologia (17 artigos), Intervenção (15 artigos), Enfermagem/Segurança do paciente (14 artigos), Pediatria (12 artigos), Saúde Mental (11 artigos), Neuropática (11 artigos), Onda de Choque (10 artigos) que também marcaram presença constante em nossas edições. Dezenove porcento das nossas publicações foram de 15 comitês que participaram de forma mais discreta, com menos de 10 artigos ao longo dos sete primeiros anos do Jornal dos Comitês. Agradecemos a participação dos comitês de Acupuntura, Regenerativa, Espiritualidade, SDCR, Dor aguda, Trabalho, Radio-frequência, Hipermobilidade, Cannabis, Dor disruptiva, Ciência e tecnologia, Termografia, Cuidados paliativos, Integrativa e Neurociência.
As publicações de artigos no Jornal dos Comitês da SBED dependem diretamente da organização interna dos comitês, todos estão convidados a participar e até o momento, todos foram publicados. Todos foram importantes para o sucesso e serão primordiais para a continuação dessa história sob a direção da Dra. Lia Pelloso a partir de 2024.
A convite do próximo diretor presidente da SBED Dr. Carlos Marcelo de Barros e do atual presidente Dr. José Oswaldo de Oliveira Júnior assumi como editora-chefe da Brazilian Journal of Pain em agosto de 2023, e sigo por lá em 2024. Com certeza todo o aprendizado que tive com o Jornal dos Comitês será valioso para este novo desafio de editora científica. Aguardo vocês por lá, submetendo artigos, e convido àqueles interessados e com formação acadêmica para desenvolver a atividade no processo de revisão dos manuscritos submetidos.
Só tenho palavras de agradecimento, pelo apoio da equipe gestora da SBED, da diretoria e de todos os associados da SBED que aceitaram o desafio da escrita científica simplificada. Sigo nos bastidores com vocês e com a Lia. Contem comigo!
Juliana Barcellos de Souza