Neuralgia do Trigêmeo
O que é neuralgia do trigêmeo?
Neuralgia do Trigêmeo é uma dor do tipo choque extremamente forte e que dura pouco tempo, geralmente desencadeada por um leve toque na face, ao mastigar, falar, escovar os dentes, lavar o rosto. Na maioria das vezes é unilateral, e respeita a distribuição anatômica dos ramos do nervo trigêmeo. Costuma afetar mais frequentemente mulheres, e a média de idade dos pacientes é de 60 anos.
Tem tratamento para a Neuralgia do Trigêmeo?
Sim. Inicialmente, durante o diagnóstico, exames são necessários para verificar se não há uma causa. Na ausência desta, a Neuralgia do Trigêmeo é tratada com medicamentos, principalmente anticonvulsivantes, sendo a carbamazepina a droga de escolha. Ao longo do tempo, ajustes de dose ou troca de medicação podem ser necessários, ou o paciente pode ser encaminhado para procedimentos neurocirúrgicos. É necessário um acompanhamento cuidadoso durante o tratamento.
Neuralgia do Trigêmeo precisa de cirurgia?
Em geral, quando o tratamento medicamentoso não apresenta efeito, ou há quadro alérgico ou de outro efeito colateral, as neurocirurgias são indicadas, sempre de acordo com critérios clínicos do paciente. Dentre elas, destacam-se a descompressão microvascular, a cirurgia por radiofrequência, compressão do gânglio trigeminal com balão, injeção de glicerol e radiocirurgia.
Posso tratar meus dentes quando tenho Neuralgia do Trigêmeo?
Durante as crises de dor, o tratamento é praticamente impossível. Qualquer estímulo na boca poderia desencadear os choques. Já o paciente medicado e sem dor pode ser tratado normalmente.
Texto de Silvia Regina Dowgan Tesseroli de Siqueira
Cirurgiã-dentista, Professora Associada da USP, Coordenadora do Comitê de Dor Orofacial da SBED e Co-editora da Revista DOR