Mensagem do Presidente
Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
Capítulo Brasileiro da International Association for the Study of Pain - IASP
Prezado colega da SBED:
A IASP inicia neste outubro de 2014 a campanha do Ano Mundial de Combate a Dor com o tema DOR NEUROPÁTICA, que substitui o da Dor Orofacial. Portanto, nós da SBED, capítulo brasileiro da IASP, damos inicio ao Programa Brasil do Ano Mundial de Combate à Dor Neuropática, que irá até outubro de 2015. Lembre-se que as informações referentes às campanhas anteriores permanecem disponíveis, em português, no site da SBED.
Dor neuropática destaca-se por estar presente em quase todas as áreas profissionais e especialidades relacionadas à dor. Certamente já foi abordada em campanhas anteriores, inclusive na última sobre Dor Orofacial. Entretanto, pela complexidade, amplitude, importância e desafio ao tratamento, esse tema justifica-se perfeitamente, permitindo realçar com mais profundidade suas características.
Inúmeras condições podem contribuir para esse tipo de dor, desde traumatismos periféricos até doenças crônicas como diabetes mellitus ou virais, como o herpes zoster. O Programa Brasil da SBED visa reunir opiniões e participação de profissionais e especialistas da área, incluindo o Comitê de Dor Neuropática da SBED, de modo a ampliar a discussão e a conscientização desse problema aqui em nosso país, que não é insignificante, como mostra estudo epidemiológico brasileiro realizado em São Luis, Maranhão, em que cerca de 10% das pessoas entrevistadas têm sinais e sintomas compatíveis com dor neuropática. Esse é um número considerável de pacientes, e que possivelmente se repete em outras regiões do país.
A SBED disponibiliza, gratuitamente em seu site, o logotipo da campanha, além de todas as informações referentes à mesma, incluindo as tradicionais fichas técnicas em português, em seu Programa Brasil do Ano Mundial de Combate à Dor Neuropática. Em 2012 foi edidado o livro Dor Neuropática: avaliação e tratamento, decorrente de consenso coordenado pela SBED, que ainda tem exemplares disponíveis, os quais disponibiliza aos seus associados. Utilize e divulgue todo o material da campanha.
Além disso, lembro que a SBED apoia financeiramente eventos relacionados ao tema do ano mundial, desde que realizados por ligas de dor e regionais da SBED, e que sejam aprovados pelo Comitê de Dor Neuropática e pela diretoria da SBED, a exemplo do que foi feito no programa de combate à Dor Orofacial, que ora finda.
Mobilize-se, vamos difundir a campanha por todo o Brasil e contribuir para a conscientização de pacientes, médicos, profissionais e gestores da saúde. Desejo a todos um bom Programa Brasil de Combate à Dor Neuropática!
Cordialmente,
José Tadeu Tesseroli de Siqueira
Presidente da SBED.
Referências bibliográficas:
- de Moraes Vieira EB, Garcia JB, da Silva AA, Mualem Araújo RL, Jansen RC. Prevalence, characteristics, and factors associated with chronic pain with and without neuropathic characteristics in São Luís, Brazil. J Pain Symptom Manage. 2012 Aug; 44(2):239-251.
- Siqueira JTT. A dor dos brasileiros de acordo com os estudos epidemiológicos populacionais disponíveis: o que sabemos? Revista Dor 2013 Out-Dez; 14(4): 237-238.